Convite

De Portupedia
Ir para: navegação, pesquisa
Bem-vindos a Portupedia. A Wiki da Cidadania Portuguesa. Aproveitem nossos conteúdos!

Prezados amigos,

O site Portupedia.com foi criado com o intuito de ser um Wikipedia da Cidadania Portuguesa. O site é uma inciativa particular, não tem objetivos comerciais e é aberto a criação de artigos relacionados aos assuntos de Nacionalidade Portuguesa por qualquer um. Não há limites sobre o que falar e sobre quantos artigos escrever.

Temos, aqui no Portupedia, tentado produzir artigos relevantes, como um guia prático e visual para utilização do CivilOnline (para pedir certidões e realizar pagamentos com cartão de crédito na plataforma de pagamentos do IRN) e, mais recentemente, produzimos um artigo sobre a LR, bem completo, já que sempre que perguntam sobre ela. Basta o interessado ter um pouquinho de interesse em se instruir adequadamente.

É certo que muitos vêm aqui à procura de respostas simples e rápidas mas, para aqueles já estão nessa estrada a algum tempo, creio que todos nós entendemos que não existem respostas diretas ou processos muito simples.

Como o diabo mora nos detalhes, a falta ou troca de uma informação pode custar muitas horas de trabalho e recursos financeiros de quem não pretendia dispensá-los.

Para aqueles experientes colaboradores de fóruns, grupos de WhatsApp e grupos do Facebook que estão constantemente "colando" as mesmas informações, uma estrutura de apoio como o Portupedia pode ser bem-vinda pois é fácil mandar sempre as mesmas dúvidas para o mesmo lugar, focando em responder principalmente as perguntas novas. Se em algum momento a informação muda, basta então ir na fonte (artigo) e adicionar ou atualizar o conteúdo.

A ideia desta publicação não é fazer propaganda do Portupedia.com mas sim mostrar que talvez algumas ações de produção de bons artigos por experientes voluntários-colaboradores podem ajudar muito. Se os voluntários-colaboradores pensarem no tempo que gastam escrevendo, explicando e colando as mesmas informações e que este mesmo tempo poderia ser usado produzindo artigos quase perfeitos, com instruções claras sobre cada assunto tratado reiteradamente em seus grupos, a ideia se torna quase irresistível.

Para grupos como sites de fóruns de discussões ou grupos de facebook entendo que um dos maiores desafios é que seus usuários tenham rapidamente acesso a informações atualizadas e boas para tomarem suas decisões.

No caso de grupos de facebook, apesar do recurso da lupa, muitas boas informações ficam perdidas entre posts antigos e novos e algumas vezes é difícil saber se a informação é ainda válida ou não. Neste caso a única alternativa é criar uma nova publicação e perguntar...

No caso de fóruns de discussões, apesar de um pouco mais organizados (pois os assuntos são classificados em categorias e tópicos específicos) ainda assim vejo problemas semelhantes, de informações muito importantes e atualizadas ficarem enterradas no meio de centenas de outras postagens, menos importantes.

O armazenamento, organização e fácil disponibilização de informações relevantes, entendo, pode ser solucionado com uma estrutura de artigos, como um wikipedia sobre assuntos da cidadania portuguesa. Para isso foi criado o Portupedia.com

Uma das grandes questões é que ainda faltam autores com experiência para escreverem colaborativamente sobre os diversos assuntos relevantes. Mas, de pouco a pouco começam a aparecer artigos interessantes como os mencionados anteriormente, tais como sobre o CivilOnline, LR, Suprimento de Certidão de registro e outros.

Gostaria de convidar os bons e experientes usuários a fazerem também parte desta iniciativa.

Abraços,